top of page

O valor do colecionador- As informações adicionais de um card.

  • M
  • 22 de jul. de 2017
  • 5 min de leitura

Finalmente depois de semanas com o PC quebrado eu posso voltar a postar.

Dessa vez, o tema é algo bem interessante pra quem gosta de colecionar ou acabar sabendo o valor de seu card.

Embora você aprenda desde o começo a ver a quantidade de HP, o tipo, evolução, fraqueza, resistência e custo para recuar, existem outras informações no card que podem acabar agregando algum valor a ele. Normalmente Cards promocionais, EX, GX, TURBO e algumas coleções antigas ou ainda versões mais raras de um card.

Existe de fato bastante informação útil (e algumas apenas para dar informações) num card.

Aqui, estaremos falando sobre esses atributos e te ensinando como e onde identificar no seu card.

Estes são, em geral, os principais atributos de um card. Sendo os dois primeiros algo apenas para a informação geral do pokémon.

Atributos Comuns de um Card

Não necessariamente em todos os cards você vai encontrar os dois primeiros atributos, que são informações da pokédex (número, classificação do pokémon, altura e peso (primeiro atributo) e uma breve descrição sobre o pokémon (segundo atributo)) Embora TODOS os cards vão conter a última caixa, que contém ilustrador, símbolo da coleção, número da coleção, raridade e data.

O primeiro atributo é normalmente encontrado logo abaixo da imagem de ilustração do pokémon, e nem sempre vão estar presentes em um card, assim como o segundo atributo, que muitas vezes nem sequer aparece. Por isso, não são tão importantes, sendo apenas curiosidades. Embora não apareça em todos os cards, isso de forma alguma aumenta o valor desse card, mas também não diminui. Normalmente essas informações só não estão presentes em Cards Full Art, mas claro que existem outras ocasiões.

Embora os dois primeiros existam mas não sejam tão importantes, acabei querendo destacar apenas para você saber que ele existe e está lá na maioria dos cards. Alguns contém informações que não tem na Dex dos jogos :P

Atributos fáceis de notar e que aumentam o valor do seu Card.

Raridade:

Estão localizados na parte de baixo do card.

Como o próprio nome sugere, indica raridade.

Cards Comuns:

São Cards com um menor valor, normalmente pokémon básico de pouco PS e ataque. Embora pareça ruim, está presente em quase todos os decks.

Cards Incomuns:

Podem englobar os cards de apoiador. Esses cards são um pouco melhores, fazendo com que pokémon com essa raridade seja melhor em ataque e PS.

Cards Raros:

A partir daqui, são cards que também englobam a categoria de promocional e secreto.

Os cards raros são por si os melhores, tem um aumento significativo em seu ataque e PS, além de normalmente serem os que contém evoluções de estágio 2. Cards raros tem mais valor, valendo aproximadamente 5 comuns. Mas como você é o dono do card, a exigência é sua, portanto tem valor pessoal.

Cards Promocionais:

Já vem com a estrela de Raro pra reforçar sua importância. Esses cards são edições limitadas que aparecem apenas às vezes. Eles não vem em boosters ou decks e devem ser comprados por fora. Cards promocionais acompanham boosters e tem um valor de aproximadamente 3 raros.

Cards Secretos:

São os cards da expansão fora da coleção. Esses cards não são revelados e são extremamente raros. Por conta de poucas pessoas prestarem atenção nesse detalhe minúsculo, perdem um card muito importante. Eles não são vistos pela raridade, mas sim pelo número de coleção e são sempre raros. Se uma coleção tem 80 cards, o card 81 não está listado, e pode ou não existir. Esses cards normalmente são holográficos, foil, full art e às vezes dourado. Esses cards são tão raros que é bastante comum ver pessoas trocando-os por EX, GX e pacotes de booster.

Atributo de Arte:

Esses são atributos que não vem escritos no card e dependem do simples fato de você saber que tem algo a mais nele.

Não está relacionado ao nome do ilustrador, mas sim a sua arte.

Como você deve ter notado, os cards costumam vir com uma ilustração dentro de um quadrado e logo abaixo tem os seus ataques em alguma cor. São cards simples, mas você pode acabar pondo as mãos em um especial.

Cards Full Art:

Se você traduzir, se chama "Arte completa" São aqueles cards que a arte se estende por toda a carta, fazendo com que os ataques não fiquem "fora de uma caixinha" Você pode usar como exemplo a Primarina do começo dessa postagem e o Charizard que aparece no final.

Cards Full art são bastante raros, e se você tem, por exemplo, um EX desses, pode trocar por 2 versão comum. Players usam esses cards completos como forma de agregar um certo valor ao baralho.

Cards Foil:

Os cards foil são bem fáceis de serem reconhecidos: Se você já comprou um baralho, deve ter notado que um pokémon é brilhante. Ao mover o card, a luz acaba refletindo e mostrando um certo brilho. Esses cards podem vir com um brilho simples, com um desenho brilhante ou de diversas formas. Também são considerados cards bastante incomuns, e se você tem um pokémon raro nessa versão, você é um grande sortudo.

Cards Holográficos:

Todo card holográfico é foil, mas nem todo foil é holográfico. Essa versão, também chamada de HoloFoil por conter ambos atributos, é o atributo de arte mais valioso. Cards Holográficos podem ser reconhecidos primeiramente por brilharem como um foil, mas também por terem alguns sulcos, linhas, que você pode sentir ao tocar.

Como é um tanto complicado de imaginar com a descrição, preferi colocar uma imagem de um card que eu tenho.

Como você pode notar, são brilhantes, mas também tem algumas linhas, que tornam o card mais "áspero" e seguem o contorno da imagem.

Esses cards em especial costumam ser EX e GX, embora existam versões (tais como esse zapdos) que são pokémon sem esses atributos.

Aproveitando o Zapdos, Ele é um Full art, Raro, Holofoil da expansão Gerações, sendo o card 29 de 83.

Atributo de melhora:

São os cards EX, GX e TURBO.

Esses cards por serem mais poderosos que os outros acabam tendo um aumento no seu valor e todos nessas categorias são raros.

Você pode identificar por ter o nome EX, GX ou TURBO logo ao lado do nome do pokémon.

Ainda que existam cards full art holográficos ou raros por aí, os pokémon EX, GX e TURBO são mais valiosos, e até mesmo lojas às vezes acabam por te oferecer boosters em troca.

Revisando valores:

Vamos usar como exemplo o Charizard GX da mais nova coleção.

Este Charizard tem 3 coisas relevantes que podem ser identificadas muito facilmente:

1. Ele é um pokémon GX.

Pokémon GX e EX se sobressaem sobre outros devido a esse "buff". Eles são muito mais fortes e raros que cards comuns, e por isso, todo player acaba por desejar um.

Os pokémon TURBO também são igualmente valiosos.

2. Ele é um pokémon de uma expansão recente.

Expansões que lançaram há pouco tempo acaba por ter um certo valor, assim como expansões que não são mais tão fáceis de achar na loja. Um card da XY tem uma raridade menor que a da Black&White, já que é mais recente que ela. Cards antigos podem ser vendidos ou trocados com jogadores que gostam de cards mais velho ou que gostam do formato legado.

Normalmente, para uma loja, quanto mais recente o card for, mais caro eles podem cobrar.

Vale lembrar que é possível visualizar a data logo abaixo.

3. Ele é um pokémon de raridade rara.

Existem 5 tipos de raridade: Comum, Incomum, Rara, Promocional e Secreta.

Pokémon com a marca de comum não tem tanto valor quanto um raro, e pra provar isso, um booster com 5 cards vem 3 comuns, 1 incomum e 1 raro. Os cards raros nem sempre são bons, mas são mais valiosos que os comuns e incomuns.

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page