top of page

Iniciando sua jornada no jogo: O guia dos novatos

  • M
  • 6 de jul. de 2017
  • 19 min de leitura

Primeiramente, caso você esteja tentando começar no online você deve fazer o download do jogo pelo site oficial, assim como criar uma conta no clube de treinadores.

Okay, os passos a seguir servem tanto para a versão online quanto para a versão física.

Conceito:

Trata-se de um jogo de cartas.

Cada baralho possui 60 cartas sendo divididas em 3 grupos: Pokémon, Treinador e Energia.

O jogo sempre é atualizado com novas expansões que incluem novas cartas, geralmente tendo de 80 até 130 cartas novas para colecionar, e a cada expansão que se passa cards muito antigos acabam por serem excluídos de torneios oficiais.

Muita coisa dos video-jogos oficiais acabam sendo trazida para os cards, tais como estádio, fraqueza, resistência, evoluções, mega evoluções e é claro, itens como a icônica pokébola e poção.

Tipos de Cards:

Como dito anteriormente, sendo eles pokémon, energia e treinador, embora cada um desses card tenham suas subcategorias que serão explicadas aqui, para que você possa entender perfeitamente bem o funcionamento.

Pokémon

São basicamente os principais cards, e são eles quem vão "comandar" o seu modo de jogo durante a partida. Embora nos games da franquia existam 18 tipos, no TCG por hora existem apenas 11, porém como já aconteceram algumas vezes, novos tipos podem ser sempre adicionados.

Os tipos Existentes são:

Incolor. É o equivalente a Normal e Flying nos jogos

Grama. É o equivalente a Grass e Bug nos jogos

Água. É o equivalente a Water e Ice nos jogos

Fogo. É o equivalente a Fire nos jogos

Elétrica. É o equivalente a Electric nos jogos

Psíquica. É o equivalente a Psychic, Poison e Ghost nos jogos

Lutador. É o equivalente a Fighting, Ground e Rock nos jogos

Escura. É o equivalente a Dark nos jogos

Metal. É o equivalente a Steel nos jogos

Fada. É o equivalente a Fairy nos jogos

Dragão. É o equivalente a Dragon nos jogos

Quando você tem um pokémon em mãos, existem 10 coisas que você deve prestar atenção. Elas são essenciais na escolha de um card e vão definir muito o seu baralho. A seguir, estaremos falando delas usando o pokémon mais famoso da franquia: o Pikachu.

HP e Tipo

Se você tem o costume de jogar, deve conhecer esse status tão importantes. Na versão traduzida para o português o HP recebe o nome de PS, que quer dizer Pontos de Saúde.

Você pode encontrar tanto o tipo quanto a quantidade de pontos de saúde lado a lado (em vermelho).

O pickachu é dado como um pokémon do tipo elétrico com 60 PS.

Pode-se dizer que o PS é basicamente a "resistência" do seu pokémon, e semelhante aos jogos da franquia, quando essa quantidade chega a 0, seu pokémon é nocauteado, e daí a importância de ter uma boa quantidade de PS: quanto mais resistente a danos o seu pokémon é, melhor, pois ele irá durar mais na partida.

Especialmente nos Card game, o total de PS varia entre 30 e 250. Esse recorde de 250 PS pertencia antes ao Wailord EX, e mesmo assim esse pokémon pode atingir até absurdos 290 de HP, sendo bem resistente.

Atualmente outros pokémon além do Wailord chegam aos 250, sendo eles Lunala e Solgaleo GX.

Quanto ao tipo, é importante lembrar que, assim como nos jogos da franquia para nintendo, um pokémon elétrico como o pikachu pode ter vantagem contra pokémon água, assim como ser fraco contra os terrestres, mas esse é um outro ponto.

Linha evolutiva

É talvez o ponto mais importante para início de partida. Você só pode iniciar uma partida com um pokémon básico isto é, um pokémon que é o primeiro de sua linha evolutiva.

Você não pode iniciar sua partida com um charizard por exemplo, é necessário que você comece com o bom e velho Charmander, evolua-o para Charmeleon e por fim, passe para Charizard.

Nessa hora é de se perceber que o Pikachu é uma evolução do Pichu, mas mesmo assim está como básico. Okay, isto não é um erro aqui nos card games, isso acontece devido ao simples fato de a Baby Form não ser contada. Curiosamente o Lucario é dado como um pokémon evoluído sabe-se lá por que.

Pokémon evoluído vai ser marcado como Estágio 1 e estágio 2 respectivamente, como a forma inicial é chamada de básica, a segunda forma será o estagio 1 e a ultima será o estágio 2.

Caso você tenha um pokémon Estágio 1 ou 2 em mãos, verá logo abaixo de quem ele evolui.

Suponhamos que você tenha um Wartorle na mão, ele será estágio 1 e logo abaixo terá uma imagem do Squirtle e o seguinte texto "evolui de Squirtle"

Os único pokémon no seu ultimo estágio evolutivo que são considerados básicos são o os pokémon EX.

É possível encontrar vários dos iniciais e muitos outros como EX. Como por exemplo o Blastoise ou o Venusaur. porém os pokémon EX e GX serão explicados em uma outra postagem.

Existem também as evoluções TURBO, que como o nome sugere, é um turbo para o seu pokémon, que vai lhe dar mais um ataque ou habilidade, aumentar seu HP e manter os ataques anteriores. Os cards TURBO como por exemplo o TURBO Delphox estarão com o texto "evolui do Delphox" note que nesse caso, ele evolui de Delphox, e não Delphox EX,e por isso não pode ser colocado como evolução de um EX.

Ataque, custo e efeito

Muito provavelmente o fator decisivo de uma batalha. Quanto mais dano tem seu pokémon, melhor para você já que com isso você consegue descer a quantidade de PS mais rápido.

Nos ataques há 3 coisas para se preocupar:

o Custo de Energia (em azul na imagem)

o Efeito do Ataque (em roxo na imagem)

e é claro, o Dano do ataque (em preto na imagem)

O custo de energia funciona de uma forma um tanto diferente. O primeiro ataque do pikachu custa 1 energia incolor. Qualquer energia serve nesse caso, já que não existe um card de energia incolor. Então mesmo sendo um tipo elétrico, você pode usar uma energia planta. Existem casos onde o pikachu vai precisar de uma energia elétrica para atacar.

Se, por exemplo, fosse necessário uma energia elétrica e duas incolor, você precisaria de fato de uma elétrica e duas quaisquer, podendo ser até mesmo outras elétricas. O melhor a se fazer pra se acostumar com isso, é chamá-las de "energia qualquer" já que valem por qualquer uma.

No caso de efeito de ataque, eles servem como um complemento para o ataque. Você pode localizar o efeito logo abaixo do nome do ataque, com letras menores. Vale lembrar que nem todo ataque tem um efeito, às vezes causando apenas dano.

No caso do primeiro ataque, o Nuzzle (fosso na versão traduzida) o efeito do ataque diz o seguinte: "jogue uma moeda. Se sair cara, o pokémon ativo do seu oponente será paralisado" Caso a moeda caia em coroa, por não ter danos o ataque não faz nada. Os efeitos de ataque podem fazer várias coisas diferentes, que vão desde paralisar, envenenar, causar mais dano ou até mesmo fazer com que seu pokémon acabe por tomar um dano de volta.

Falando agora de Dano que está em preto no segundo ataque.

Danos são uma parte muito importante do combate. O ataque rápido de pikachu causa 20 de dano, o que significa que se ele estivesse contra outro pikachu igual, ele poderia ser nocauteado em 3 ataques (2 com sorte do oponente devido ao efeito).

O ataque rápido custa 2 energias, causa 20 de danos e tem o seguinte efeito: "Jogue uma moeda. Se sair cara, este ataque causará 10 de danos adicionais"

Vamos supor que por azar, todas as suas moedas tenham dado cora, para nocautear um pokémon com 70 PS seria necessário 4 ataques. Nesses 4 ataques você deveria cuidar de manter seu pikachu vivo, e daí a importância de ter um pokémon com um bom ataque e PS.

Fraqueza, Resistência e Recuo

Na verdade, o certo seria falar apenas de fraqueza e resistência, mas para reduzir 9 itens acabei colocando recuo aqui também pelo fato de serem encontrados próximos uns aos outros, sempre na parte inferior do card.

vamos começar falando de Fraqueza e Resistência.

Fraqueza (em vermelho no card) é um fator muitíssimo importante que deve ser levado em conta.

Como dito na parte de tipos de pokémon, não existe uma energia própria para o tipo Ground, e ele acaba ficando como Fighting, e por isso, a fraqueza de pikachu é aplicada a esse tipo.

Quando este pikachu é colocado em campo contra um pokémon Fighting qualquer, ele recebe o dobro do dano, e como tem 60 de PS, um único ataque de 30 de danos seria o suficiente para um nocaute.

O mais aconselhado é que você tenha em seu baralho pokémon com diferentes tipos de fraqueza, ou ainda que misture tipos para que um cubra a fraqueza do outro.

Resistência (em azul no card) às vezes não é muito considerado. Este pikachu é resistente aos pokémon do tipo Metal (Steel) e por isso, recebe -20

de danos desses pokémon. Para que um pokémon aço possa causar 10 de dano em você, é necessário que ele tenha um ataque com 30 de danos, já que será reduzido em 20. A resistência é responsável por às vezes te deixar imune a alguns pokémon, normalmente os mais fracos, assim como impedir algum nocaute de um dano que poderia te fazer perder aquele pokémon.

Quanto ao Custo para Recuar (em roxo no card), você pode encontrar mais abaixo dos cards. Nos jogos dos consoles da nintendo, serve como trocar um pokémon por outro. O custo de recuo do pikachu é de uma energia qualquer, sendo assim, se você tiver uma energia ligada ao pikachu, você pode excluí-la e trocar esse pokémon por outro no seu banco. É usada quando você tem um pokémon melhor e preparado ou quando você realmente precisa trocar para não sofrer um nocaute. O custo para recuar varia entre 0 (não precisa descartar energias para recuar) até 4.

Chamamos os pokémon que precisam de muita energia para recuar de "pesados".

Ao recuar um pokémon, ele perde as condições especiais (queimado, envenenado, adormecido, confuso e paralisado) mas mantém os danos que possui. Quando você recua um pokémon, o novo ativo ainda pode atacar.

Habilidade

Nem todo pokémon possui habilidade, como é o caso do pikachu nos exemplos usados anteriormente. A habilidade é um tipo de efeito ou ataque que alguns pokémon tem, mas não contam como ataque, e por isso ao usá-las sua vez não é encerrada.

As habilidades vão ser mostradas acima dos ataques do pokémon e abaixo de suas imagens de card. As habilidades podem trazer diversos textos de efeito, que vão desde atacar, tomar menos dano e até comprar cards ou energia durante sua vez de jogar.

Existem habilidades que podem ser usadas mais de uma vez no mesmo turno, assim como tem umas que você só pode usar uma vez por turno. Para identificar essa diferença, você deverá ler o texto da habilidade, lá pode conter duas opções:

Tantas vezes quanto quiser, durante sua vez de jogar ou Uma vez durante sua vez de jogar.

No caso de permitir apenas uma vez durante sua vez de jogar, você só pode usar aquela habilidade uma vez por turno, já no segundo caso, você pode usar várias vezes durante o turno.

Algumas habilidades podem depender de moedas ou de algum card específico, ou ainda de uma ação específica para ser usada, e por isso você deve sempre ler o texto antes de usar, prestando atenção aos detalhes como quantas vezes pode usar, seus efeitos e o que é necessário fazer para usar.

Vale lembrar que algumas habilidades são consideradas habilidades passivas, por não serem usadas, e sim por estarem sempre ali, normalmente reduzindo o dano que seu pokémon recebe, tornando-o imune a algo ou qualquer outra coisa que não necessite usar a habilidade.

As habilidades que você precisa usar para que ela faça algum efeito são chamadas de habilidades ativas.

Energia

Energias são cards necessários para seu pokémon atacar, como explicado em Ataque, Custo e Efeito.

Vale lembrar que embora conforme explicado em tipos, não existem 2 tipos de energia de lá, sendo elas a Incolor e Dragão. Assim como foi também explicado em Custo de Energia que toda e qualquer energia vale por uma incolor.

Os tipos Dragão precisam de dois tipos de energia diferente por vez, por exemplo, o Dragonite por padrão sempre precisa de energias Elétricas e Planta, o Sakamence sempre precisa de Energias Fogo e Água e o Flygon sempre precisa de energias Lutador e Planta. Cada dragão irá precisar sempre de duas energias diferentes, e por isso não existe uma energia Básica deste tipo.

Existem dois tipos de energia, sendo elas básicas e especial.

Mas qual a diferença entre elas? quais usar e como diferenciar? Bom, essa parte explica exatamente isso.

Energia Básica

São cartas que tem o seu respectivo tipo desenhado em uma bolinha no meio do card, na parte de cima é possível encontrar o nome "energia" seguido pelo mesmo símbolo da imagem do card. Essas energias "lisas" que contém apenas nome e imagem são energias básicas, e elas não tem um limite de quanto você pode adicionar ao seu baralho, e por isso você pode ter 1, 2 ou 20 delas.

Em casos de baralhos que precisam de muita energia para atacar, colocamos umas 18 ou 20 delas. Caso seu baralho seja mais "leve" precisando de menos energias, umas 12 ou 15 acabam por ser o suficiente, mas é claro que isso muda de pessoa pra pessoa. Há muitos baralhos por aí que mesmo sendo muito fortes tem apenas umas 8 ou 10 energias.

No caso de quantidade de energia de um baralho, o correto é que você mesmo faça as contas de quantas vai precisar.

Energia Especial

Diferente das energias básicas, essas aqui você só pode ter 4 de cada no baralho.

O tipo mais comum de energia especial é a boa e velha energia dupla que como o nome sugere, fornece 2 energias.

Identificar uma energia Especial é bem simples: Logo abaixo do nome "energia" você pode encontrar "Energia Especial". Além disso, logo abaixo da imagem da energia é possível visualizar o nome da energia e seu efeito.

No caso da Energia Dragão dupla, temos o seguinte texto:

"Este card só pode ser ligado a pokémon dragão. Este card fornece qualquer tipo de energia, mas apenas 2 energias de cada vez, somente quando está ligado a um pokémon dragão.

(Se este card estiver ligado a qualquer coisa diferente de um pokémon Dragão, descarte-o.)"

Pode parecer um pouco complicado, mas como foi explicado, os dragões precisam de duas energias de tipos diferentes. Vamos supor que temos este Dragonite em mãos:

Seu ataque mais forte precisa de 3 energias Planta, uma Energia Elétrica e uma energia qualquer.

Suponhamos que tudo que você tem em mãos são energias Planta. Você não poderá usar o ataque do dragonite por faltar uma elétrica, então este card acaba por fornecer essa energia elétrica+uma qualquer que você esteja precisando.

Outro exemplo é: você tem 2 energias elétrica e 2 planta. A energia dragão dupla vai te fornecer uma planta nesse caso.

Considere que essa energia é como se você tivesse duas, porém essas duas podem se tornar qualquer uma.

Existem energias especiais para cada tipo, e cada uma trazendo um efeito diferente, por exemplo, a energia do tipo aço reduz em 10 o dano recebido, a energia psíquica reduz o custo de recuar em 2 e a energia lutador faz com que você tenha +20 de danos.

O efeito das energias é cumulativo, então se você tem 4 energias lutador especial (que é o máximo permitido) seu pokémon tem 80 de danos adicionais.

Treinador

São os tipos "menos necessários" já que não são um elemento obrigatório no seu baralho, porém, os que mais ajudam, e por isso os mais adorados.

Existem 3 tipos de Treinador, sendo eles Item, Apoiador e Estádio.

Existe ainda o card de ferramenta, que é um subtipo do item. E estarei a seguir falando desses cards, suas diferenças e utilidades.

Item

Os cards itens são cards de apoio numa batalha. Assim como qualquer carta do jogo (exceto energia básica) seu limite é de 4 para cada um, sendo assim, o máximo de poção que você ou seu oponente pode ter no baralho é 4.

Seu uso portanto não tem um certo limite, você pode jogar quantos você quiser no seu turno, independente de quais sejam, e por isso vários jogadores carregam muitos no baralho.

Você pode identificar um card item pelo nome no canto superior direito, logo após a identificação "treinador" do card.

Assim como os ataques, os itens são cards de efeito, sendo assim, algumas vezes vai ser necessário jogar moeda pra tentar a sorte, outras não.

Comparados aos cards de Apoiador, eus efeitos são um tanto inferiores, mas não deixam de ser bastante úteis em combate, e alguns podem ser até mesmo essenciais para alguns tipos de baralho.

Esses cards em especial podem fazer milhares de coisas diferentes, como curar, evoluir algum pokémon, comprar cards de energia, comprar cards do baralho, puxar um pokémon específico, retornar alguns cards da pilha de descarte para a mão ou para embaralhar novamente, revelar a mão do oponente ou até mesmo "reviver" um pokémon que estava na pilha de descarte, dentre outras várias e várias coisas.

Ferramenta

Os cards ferramenta são cards de apoio numa batalha. Assim como qualquer outra carta do jogo (exceto por energia básica) o limite de cards é de 4. Sendo assim, você só pode ter até 4 desses cards no seu baralho.

Identificar esses cards é um tanto mais chato, já que eles não recebem a identificação de ferramenta por serem um subgrupo dos cards item. Identificar esse cards requer que você leia sua descrição, eles sempre vão estar ligados a um pokémon.

Os cards de ferramenta vão adicionar um efeito ao seu pokémon em certas ocasiões. Alguns aumentam o seu dano, alguns diminuem o dano que você recebe, alguns impedem que seu turno acabe ao mega evoluir um pokémon , alguns até mesmo podem fazer com que o custo para recuar seja 0 ou ainda que seu pokémon seja imune a condições especiais.

De fato existem vários e vários cards de ferramenta, e falar de todos eles aqui só faria o texto chato e monótono.

Apoiador

Os cards apoiador são cards de apoio numa batalha. Assim como qualquer outra carta do jogo (exceto por energia básica) o limite de cards é de 4. Sendo assim, você só pode ter até 4 desses cards no seu baralho.

Você pode identificar um card apoiador pelo nome no canto superior direito, logo após a identificação "treinador" do card.

Também são cards de efeito, porém diferentes dos cards de item, você só pode usar um por turno.

Devido a essa "desvantagem" de poder usar um único por turno, eles são bem mais fortes do que os cards de item, e seus efeitos são um tanto melhores na maioria das vezes.

Um bom exemplo é a dama do centro pokémon e a super poção. A super poção é um item que cura 60 de dano e descarta uma energia ligada ao pokémon que foi curado, enquanto a dama do centro pokémon é um apoiador que cura os mesmos 60 de dano e todas as condições especiais (confuso, adormecido, paralisado, queimado e envenenado) sem custo algum.

Existe também vários apoiadores que compram três cards, enquanto o item patins precisa que você tire cara para puxar os 3 cards.

Existe também apoiadores que podem ter ações que os cards de item não pode, e isso faz deles cards muito especiais.

Estádio

Os cards de estádio são cards que servem como um tipo de "campo de batalha" onde vai beneficiar um tipo de pokémon específico. Não são cards obrigatórios mas ajudam muito na batalha, muitas vezes sendo um fator decisivo.

O card de estádio pode ser identificado pelo nome no canto superior esquerdo logo após a identificação de "treinador" do card.

Apenas um card de estádio pode estar em jogo por vez. Caso alguém jogue um novo card de estádio, remova o anterior.

Os cards de estádio podem curar um determinado tipo, reduzir o custo de recuo, aumentar o máximo de HP, causar danos em determinadas ocasiões e mais uma grande quantidade de coisas diferentes.

Embora em sua maior parte os estádios ajudem um tipo de pokémon, eles podem acabar atrapalhando seu oponente também alguns são capazes de reduzir o número de pokémon no banco ou os danos do seu oponente para determinados tipos. Alguns causam dano a mega evoluções e outros causam dano quando alguma energia é ligada. Além de que pelo simples fato de beneficiar alguns tipos de pokémon, se seu oponente tem um baralho que não é apto para ter o benefício, isso acaba atrasando um pouco.

Você só pode ligar um card de estádio por turno, então nada de jogar aquele que anula o recuo pra depois jogar um pra atrapalhar o inimigo, hein?

Como jogar: As regras de início e desenvolvimento de partida

Agora que você conhece os cards e seus devidos usos e funcionamentos, é hora de aprender a jogar.

As regras do jogo são relativamente simples e fáceis de pegar. O jogo como cortesia requer que sempre que você inicie uma partida, cumprimente seu oponente apertando as mãos, mas é claro que ̶q̶u̶a̶s̶e̶ ninguém faz isso em uma partida não-campeonato.

Para começar a partida

Você vai precisar de:

1 baralho com 60 cards, contendo pelo menos um pokémon básico e energias

1 playmat que acompanha todo e qualquer baralho que você compra

1 moeda temática que também acompanha o baralho

Seu oponente vai precisar de outro baralho com 60 cards e uma moeda, já que o playmat é compartilhado.

Iniciando o jogo

1. O primeiro passo que deve ser feito antes de qualquer coisa é jogar uma moeda.

O jogador que for lançar a moeda deve escolher entre cara ou coroa, quem vencer escolhe quem começa.

O jogador que começar pode tomar todas as ações do jogo, mas não pode atacar.

A moeda deve ser lançada antes de pegar os cards pelo simples fato de que se alguém souber que é vantagem começar pelo custo de energia, ele o fará. Nenhum jogador pode saber de sua mão na hora de lançar a moeda.

2. Após a moeda lançada, os jogadores devem embaralhar seus baralhos e comprar 7 cartas. Com as cartas na mão, você deve observar se tem algum pokémon básico (como explicado no quesito de evoluções, pokémon evoluído não pode começar a partida).

Caso você tenha um pokémon básico, escolha o pokémon que vai começar o jogo e coloque virado para baixo no campo de Ativo os demais pokémon básico caso você queira colocar em jogo, coloque em seu Banco também virado para baixo. Pokémon evoluído ou que você não quer que entre em jogo agora fica na sua mão.

Seu banco tem espaço para apenas 5 pokémon, e assim como na franquia, o total em jogo é de 6.

3. Se sua mão não tinha um pokémon básico você deverá mostrar sua mão ao seu oponente para que o mesmo veja a falta de um pokémon básico. Embaralhe sua mão de volta no baralho e faça um Mulligan. O Mulligan é quando você não pode começar o jogo e deve embaralhar sua mão de volta, comprando novos 7 cards. Caso ainda esteja sem pokémon básico, repita o processo até que possa começar o jogo.

4. Para cada vez a mais que seu oponente fez mulligan, você pode comprar um card. vale ressaltar o "para cada vez a mais". se ambos fizeram 2 mulligan, o número é igual e ninguém compra cards. Se você fez 2 e seu oponente 3, você compra um card por ser uma vez a mais.

5. Quando todos os jogadores tiverem um pokémon básico para começar o jogo, compre 6 cards e coloque-os virado para baixo na marca de cards prêmio. Os cards prêmio são o jeito mais comum de se vencer uma partida

6. Os outros Cards ficarão na marca de Deck (baralho)

7. Vire todos os cards para cima (exceto prêmio, esses devem ficar para baixo até que alguma carta tenha o efeito de virá-los pra cima seja jogada) e comece a jogar.

Durante o jogo

  1. Sempre que começar sua vez, compre um card. Depois disso faça tudo o que for fazer antes de atacar.

  2. Após comprar um card, você pode fazer diversas ações. Sua vez termina sempre que você ataca ou passa a vez.

  3. Enquanto ainda é sua vez, antes de atacar, você pode colocar pokémon básico no seu banco. Lembrado que o limite do banco é de 5 pokémon. Se você ou seu oponente não tem nenhum pokémon no banco e perde seu ativo, você não pode jogar um da mão e por isso perde a partida. Os pokémon em jogo são os que estão no banco e o ativo.

  4. Enquanto ainda é sua vez, antes de atacar, você pode Evoluir seus pokémon. Lembrando que não é possível evoluir um pokémon que entrou na partida naquela rodada (por exemplo, se você jogou um froakie básico nessa partida, não pode evoluí-lo para frogadier, terá de esperar a próximo turno). Você pode evoluir quantos pokémon desejar, desde que sejam de partidas anteriores.

  5. Enquanto ainda é sua vez, antes de atacar, você pode Ligar um card de energia da sua mão a um pokémon em jogo (ativo ou no banco). Você só pode ligar uma energia por turno, então escolha bem o pokémon.

  6. Enquanto ainda é sua vez, antes de atacar, você pode jogar cards de treinador (item, ferramenta, estádio e apoiador). Como explicado nos cards de treinador, você pode jogar quantos itens quiser por vez, mas apenas um apoiador e apenas 1 estádio por turno.

  7. Enquanto ainda é sua vez, antes de atacar, você pode recuar seu pokémon ativo.Como explicado, para recuar você deve pagar o custo de energia do recuo excluindo cards de energia ligado ao seu pokémon e removendo condições especiais. você só pode recuar uma vez por turno, mas ainda pode atacar com o novo pokémon ativo.

  8. Enquanto ainda é sua vez, antes de atacar, você pode usar habilidades de um dos seus pokémon em jogo. Como explicado na parte de habilidades, apenas alguns pokémon possuem habilidades, e no próprio texto da habilidade diz quantas vezes por turno você pode usar aquela habilidade. Você pode usar as habilidades de quantos pokémon quiser e tiver em jogo, e por não contar como um ataque a sua vez não acaba ao usá-la.

  9. Ataque, e ao atacar sua vez é encerrada.

Condições especiais

Condições especiais (também chamada de status anormais) são anomalias que seu pokémon pode sofrer durante a batalha. As condições especiais afetam apenas o pokémon ativo do jogador e não podem ser aplicadas a pokémon no banco. Existem ao todo 5 condições especiais e cada uma funciona de um jeito diferente. Por não poder ser aplicadas a pokémon no banco, quando você recua um pokémon ele perde essas condições, e o novo pokémon ativo ficará sem essas condições especiais até que seja aplicada nele. Os danos causados pela condição permanecem aos pokémon no banco. Normalmente condições especiais são causadas por efeitos de ataques.

Queimado

Quando um pokémon estiver queimado, coloque o marcador de queimado nele.

Entre as vezes de jogar (isto é, quando seu turno acaba e quando o turno do oponente acaba) o pokémon queimado leva 20 de danos. Após os danos, jogue uma moeda, se sair cara remova essa condição.

Enquanto a moeda cair em coroa, os danos continuam a ocorrer.

Essa regra foi mudada recentemente, e agora permite a remoção por moeda. anteriormente, você deveria jogar uma moeda entre as vezes de jogar, caso caísse coroa, você levava dano, e caso caísse cara você não recebia dano algum. Essa condição só era removida com cartas de cura e após essa mudança ela deixou de ter uma boa permanência, fazendo com que os jogadores preferissem ainda mais o envenenado.

Envenenado

Quando um pokémon estiver envenenado, coloque o marcador de veneno nele.

Entre as vezes de jogar (isto é, quando seu turno acaba e quando o turno do oponente acaba) o pokémon que estiver envenenado leva 10 de danos.

Diferente do queimado, não são jogadas moedas aqui, e a permanência dessa condição é bem alta, já que só pode ser removida com cards de cura.

Confuso

Quando um pokémon estiver confuso, vire o card de cabeça pra baixo.

Sempre que o pokémon confuso tentar usar um ataque, o jogador deverá lança uma moeda. caso saia cara, o ataque é feito normalmente. Caso saia coroa, o pokémon defensor leva 30 de danos.

Adormecido

Quando um pokémon estiver adormecido, vire-o em sentido anti-horário.

Entre as vezes de jogar (isto é, quando seu turno acaba e quando o turno do oponente acaba) lance uma moeda. se sair cara o pokémon será acordado e voltará ao normal.

Um pokémon adormecido não pode recuar e nem atacar.

Paralisado

Quando um pokémon estiver paralisado, vire-o em sentido horário.

O pokémon paralisado não pode atacar ou recuar. no final do turno do jogador do qual possuir o pokémon paralisado, aquele pokémon voltará ao normal.

Observação importante

Por terem marcadores, os pokémon podem ficar envenenados e queimados ao mesmo tempo. já em condições onde é necessário mover a carta (confuso, adormecido e paralisado) por ser impossível que o card esteja virado para mais de um lado, apenas a ultima condição dessas fica ativa no seu pokémon. O máximo de condições especiais que pode afetar um pokémon é 3, sendo os marcadores de queimado e envenenado mais alguma que mude a posição do card.

Fatores que levam à vitória ou derrota

Você ganha o jogo quando:

  1. puxa todos os 6 cards prêmio

  2. Quando seu oponente não pode mais puxar carta devido ao baralho ter chegado ao fim

  3. Quando seu oponente perde o pokémon ativo e não tem nenhum no

banco para substituir.

Bom Jogo!


Commenti


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page